PUBLICIDADE


Ao lado do alambrado, a torcida vibra. Com uniforme da seleção brasileira e chuteiras laranjas, o principal atacante do Vila Aliança Clube — equipe local de um campeonato de futebol amador organizado na comunidade homônima, em Bangu, na Zona Oeste do Rio — se prepara para bater um pênalti na semifinal da 1ª Copa de Futebol de Vila Aliança. Convertida a cobrança, o autor do gol corre em direção ao público para festejar.

Mas não se ouvem fogos na comemoração: o som que marca a festa para a equipe da casa é o das rajadas de tiros. Em meio a torcedores, homens armados disparam fuzis durante pelo menos 35 segundos. Toda a cena, ocorrida em 4 de maio deste ano, um domingo antes do Dia das Mães, foi registrada em vídeo. As imagens foram enviadas para o WhatsApp do EXTRA (21 99809-9952 e 21 99644-1263).

O vídeo tem 40 segundos de duração e mostra pelo menos cinco criminosos armados efetuando os disparos para o alto. Eles também vestem camisas do Brasil, e alguns ainda usam os meiões e chuteiras, como se tivessem acabado de deixar o gramado. Outro homem, mais velho e acima do peso, veste uma blusa semelhante, mas na cor azul e com o número 9 nas costas. Ele ostenta joias e um relógio dourado.


Ao redor, dezenas de homens — na maioria jovens de bermuda, camisa polo, chinelo, boné e cordões de ouro — parecem encarar com naturalidade os disparos. Alguns chegam a tapar os ouvidos por causa do barulho, mas ninguém corre ou ameaça deixar o local. O campo fica numa praça localizada na área conhecida como Tiroteio, no Caminho do Lúcio. Já os tiros são disparados em uma quadra de cimento ao lado, separada do campo por um alambrado.

A copa era divulgada por uma página no Facebook até o fim da noite de ontem, quando — após tentativa de contato do EXTRA com os organizadores — o endereço foi apagado. Em 16 de março, uma postagem informava que a rodada do torneio foi suspensa "por motivo de um forte tiroteio na comunidade".

Fuzis AR-15, AK-47 e FAL

Nas imagens, é possível ver pelo menos cinco armas. De acordo com o especialista Vinícius Cavalcanti, é possível identificar três tipos de fuzis — AR-15, AK-47 e FAL.

— São todos armamentos militares de uso restrito, vindos de fora do país. Mostra um grande poder de fogo desses criminosos, mas não vemos nenhuma grande novidade nessas armas que aparecem. Não há nenhuma surpresa — comentou Vinícius.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Top